Quem vai ganhar o Oscar 2022?

E lá vamos nós de novo.

O Oscar 2022 chegou! Dia 27 de março os maiores nomes da indústria de hollywood se reúnem para premiar seus filmes favoritos do ano. A Academia segue nadando contra a maré em tentar se provar relevante, com recordes negativos de audiência batidos nos últimos 4 anos é provável que a cerimônia de 2022 siga essa tendência e bata número baixo de espectadores de novo, no Brasil sequer será exibida na TV aberta. A maior polêmica envolvendo a cerimônia esse ano é a contestada decisão de remover oito categorias da transmissão ao vivo (as três de curtas, maquiagem, edição, som, trilha sonora e direção de arte), o que resultou em anúncio de boicotes por celebridades a cerimônia e ao tapete vermelho. A desesperada tentativa de premiar duas categorias por voto popular (Filme favorito dos fãs e Cena favorita dos fãs) tende a ser um fracasso e tudo indicada não fará o Oscar voltar a ser relevante com as pessoas. Aliás, a temática da cerimônia de 2022 é “Pessoas que amam filmes”, uma tradução da dificuldade da Academia em ser relevante entre o público do cinema na última década e parece que tudo que é tentado para reverter essa situação é um tiro pela culatra. A maior expectativa para disputa é uma quantidade a cima de normais de categorias em aberto e por isso meus palpites são um pouco inseguros, mas essa lista são os mais prováveis vitoriosos e algumas outras considerações.

O nível dos indicados esse ano foi na média, com algumas boas surpresas como as 4 indicações do brilhante “Drive My Car” e as duas para o ótimo norueguês “A Pior Pessoa do Mundo”, o que surpreende mais é a quantidade de filmes indicados, não há nenhum filme que é conseno entre a Academia esse ano, por mais que “Ataque dos Cães” parece ter sido há uns meses quando ganhou 12 indicações, aparentemente ele perdeu tração e isso pode significar uma distribuição dos prêmios entre vários filmes. Se nenhum filme convenceu o conjunto da Academia (ou pelo menos metade) que é o melhor do ano é porque todos convenceram um pouco e as últimas premiações WGA, DGA, PGA, SAG e BAFTA demonstram isso.

Bom, e quem vão ser os vencedores do Oscar 2021?

Curta-Metragens:

  • Live-action: É uma das mais complexas nessa edição, dos 5 filmes indicados 4 são inacessíveis para o grande público. O favorito absoluto é “The Long Goodbye”, dirigido e estrelado por Riz Ahmed e bastante didático sobre racismo, é favorito por ser carregado por um ator bastante querido e por ser bem fácil de assistir no Youtube.

  • Documentário: Está completamente em disputa entre dois curtas. Eu acredito que o vencedor será “The Queen of Basketball”, produzido pelo NYTimes sobre uma grande jogadora de basquete dos anos 1970. O seu principal concorrente é “Audible” da Netflix.

  • Animação: “Robin Robin” é o favorito em curta-animação, com estética excelente e história envolvente, a produção da Netflix aproxima o público e certamente levará muitos votos.

Categorias Técnicas:

  • Melhor Trilha Sonora: Em algum momento houve uma disputa aqui entre John Greenwood e Hans Zimmer, mas a temporada consagrou o trabalho do segundo por “Duna” como grande favorito pro Oscar.

  • Melhores Efeitos Especiais: “Duna” é muito favorito, talvez “Homem-Aranha” possa surpreender mas é muito improvável.

  • Melhor Figurino: “Cruella” ganhou todos prêmios possíveis e vai ganhar esse.

  • Melhor Som: Outra categoria técnica que “Duna” é muito favorito.

  • Melhor Edição: O dito favorito aqui é “Duna”, mas depois das últimas premiações eu acredito que “King Richard” ganhará.

  • Maquiagem e cabelo: Os Olhos de Tammy Faye” tem essa categoria na mão.

  • Melhor Música Original: Se especulou se Billie Eillish confirmaria seu favoritismo com “No Time to Die” mesmo dois anos depois de lançar a música contra “Be Alive” da Beyonce. Confirmou e vai ganhar.

  • Melhor Direção de Arte: Outra grande disputa que vai acontecer, entre “Duna” e o provável vencedor “O Beco do Pesadelo”.

  • Melhor Fotografia: “Ataque dos Cães” e “Duna” protagonizam disputa super acirrada aqui, eu acredito que o primeiro vencerá e consagrará Ari Wegner a primeira mulher vencedora da categoria.

Longa-Metragens:

  • Melhor Documentário: “Summer of Soul” é favorito absoluto para essa categoria.

  • Melhor Filme de Animação: “Encanto” ganhou todos os prêmios que disputou praticamente, é muito difícil imaginar “A Família contra a Revolta das Máquinas” virando esse jogo.

  • Melhor Filme Estrangeiro: “Drive My Car” sem nenhuma discussão.

 

Ator e Atriz Coadjuvantes:

As Seis Principais:

  • Melhor Roteiro Original: Um ano surpreendentemente difícil para prever essa categoria, por um lado Paul Thomas Anderson e seu “Licorice Pizza” foi tido como o favorito para ganhar pela primeira vez, por outro Kenneth Branagh pelo (péssimo) “Belfast” também nunca ganhou e essa é a única chance que o filme com sete indicações tem de levar um Oscar. O filme de PTA perdeu o WGA em que o filme de Branagh sequer disputava por isso acredito que “Belfast” será o vencedor.

  • Melhor Roteiro Adaptado: A grande briga da noite, o anúncio de Roteiro Adaptado ditará quem é o vencedor do Oscar de 2022. Se “Ataque dos Cães” confirmar o favoritismo inicial e ganhar aqui, isso provavelmente decide diversas categorias a seu favor incluindo Melhor Filme. Agora, se “No Ritmo do Coração” ganhar esse prêmio, pode entregar Melhor Filme junto e eu acho que é exatamente isso que vai acontecer.

  • Melhor Ator: Will Smith por “King Richard” está com prêmio na mão.

  • Melhor Atriz: Uma categoria particularmente difícil pois as 5 indicadas não estão disputando Melhor Filme, isso faz ser difícil dizer qual a opinião dos membros da Academia sobre os longas que estrelam, as 5 em algum momento foram consideradas favoritas, mas hoje Jessica Chastain por “Os Olhos de Tammy Faye” após vencer as últimas grandes premiações está bem na frente.

  • Melhor Direção: Existe um cenário em Jane Campion e “Ataque dos Cães” só vençam esse prêmio, mas esse vai ganhar com certeza.

  • Melhor Filme: No dia que as indicações foram anunciadas houve duas surpresas, a primeira foram as 12 indicações para “Ataque dos Cães” que decretou o filme como grande favorito para fazer uma limpa história no Oscar de 2022. A outra foi a indicação de um pequeno filme que ninguém tinha dado muita atenção, “CODA - No Ritmo do Coração” apesar de bem escrito não chama muita atenção, é um filme adolescente com boa história e suas míseras 3 indicações ao Oscar o decretavam fora de qualquer disputa. No SAG, “Ataque dos Cães” não foi indicado então apesar de surpreendente, não se imagino que a vitória de “CODA” significasse muita coisa, mas as premiações continuaram acontecendo e o filme ganhou na sequência Melhor Roteiro no BAFTA (premiação que deu melhor filme para “Ataque dos Cães”) e no WAG. Mais importante que esses dois prêmios foi ter ganhado o PGA que usa o mesmo sistema de votação do Oscar, um sistema que com certeza vai beneficiar “No Ritmo do Coração”, por esses motivos acredito que infelizmente esse vai ser o vencedor de Melhor Filme.

Anterior
Anterior

Crítica | Sonic 2

Próximo
Próximo

Crítica | Banho de Sangue (A Bay of Blood)