Lista Bunker #2 | 5 Filmes Para Assistir na Quarentena
Com o famigerado Coronavirus (COVID-19) se alastrando pelo mundo, muitas escolas, faculdades e negócios vem suspendendo atividades até que a pandemia seja controlada.
Logo, nós do Outra Hora decidimos criar um guia com dicas para todos vocês que vão passar de uma a duas semanas sem poder sair de casa, na esperança de tornarmos esse período mais agradável para todos. Ironicamente, essa lista semanal será composta somente por filmes que se passam inteiramente (ou quase que por completo) em um só local. Um bar, uma escola, um quarto, um bunker ou até um teleférico podem ser os lugares escolhidos para que a sua quarentena seja uma pouco mais divertida, tensa ou animada.
Então tirem os sapatos, se ajeitem no sofá e sejam muito bem-vindos ao Bunker.
Confira também a lista anterior:
filme 1 | Festim Diabólico
Um dos grandes expoentes da filmografia de Hitchcock e um dos primeiros filmes a ser montado de forma com que desse a impressão de um único take, "Festim Diabólico" prende a atenção ao nos fornecer informações no início que são ocultas sob o nariz dos personagens durante o resto da história.
Dois estudantes estrangulam seu colega e escondem seu corpo na mesma sala em que, pouco tempo depois, organizam um jantar. O suspense, concebido pelo mestre deles, nasce no ato de assistir aos dois mentindo e tentando evitar as suspeitas.
filme 2 | Hush - A Morte Ouve
Em uma casa isolada no meio de uma floresta, uma escritora surdo-muda vive uma vida tranquila até que um assassino mascarado aparece do lado de fora de sua casa.
Agoniante e eletrizante, o filme explora muito bem a sua simples premissa inicial. É um terrorzão dos bons.
filme 3 | Demônio
Às vezes minha fixação por filmes que se passam em um único ambiente me forçam a assistir bombas como essa. Roteirizado pelo inconstante M. Night Shyamalan, “Dêmonio” conta a história de um grupo de pessoas que acaba preso em um elevador. Enquanto esperam algum tipo de resgate, eles começam a suspeitar uns dos outros e são… (sim) tentados pelo demônio.
Fraquíssimo, mas se encaixa na lista e pode ser um bom material para uma noite de hatewatching.
filme 4 | o clube dos cinco
Me sinto até meio palerma ao indicar este filme.
Com suas cenas estampadas em camisetas, frases citadas em séries atuais, personagens imortalizados em figuras Funko Pop e seus pôsteres em quartos ao redor do mundo, esse clássico de John Hughes tem presença forte na cultura pop do mundo todo.
Poucos não conhecem a história desses cinco alunos - distintos por suas posições sociais e estereótipos mas similares por suas angústias - presos por um dia na detenção. Mas se ao menos um desses poucos estiver entre os leitores desse post, já ficarei feliz. “O Clube dos Cinco” é obrigatório.
filme 5 | My Dinner With Andre
Quando escrevi a crítica completa deste longa, o descrevi como “um podcast de 2 horas, filmado em um restaurante francês”. Ainda sustento essa afirmação. Por mais que assistir “My Dinner With Andre” possa não parecer ter muito a ver com a experiência de ouvir, por exemplo, David Dobrik e Jason Nash conversarem por 45 minutos em um episódio de “Views”, os resultados são parecidos.
O filme leva o enclausuramento a sério. Além de se passar quase que inteiramente dentro de um restaurante, os personagens também não saem da mesa. A câmera também trabalha a imobilidade da narrativa, que se revela não-existente.
O longa, que trata de temas como teatro, a sociedade, a realidade e a vida, vai te fazer desistir logo no começo ou te prender até o final. O grande conflito é a troca, que de um quase-monólogo se transforma em um diálogo equivalente e, assim, os dois vão se abrindo completamente para nos mergulhar em questionamentos filosóficos.