Os Oito Melhores Filmes de Basquete

As quadras estão vazias, os ginásios fechados, as ligas suspendidas.

Se para o cidadão comum ficar em casa durante o período de quarentena é uma tarefa difícil e entediante, para os fãs do esporte - como eu - então, é como se sua vida fosse paralisada em dobro.

Pensando nisso, decidi criar esta seleção específica de filmes de basquete (e faremos de outros esportes no futuro próximo), talvez o esporte mais bem retratado no cinema - bem, na verdade é o boxe, mas metade da lista seriam filmes do Rocky, então… - e que gerou alguns clássicos inesquecíveis, além de ser o esporte onde seus maiores atletas mais se assemelham às estrelas de Hollywood e da música.

E, é claro, o número oito é uma homenagem à Kobe Bryant que, ao lado da filha Gigi e de outras sete vítimas, faleceu em um acidente de helicóptero em janeiro deste que parece um dos anos mais longos e marcantes de que se tem memória.

Enfim, estes são os oito filmes de basquete que selecionei:


mj.jpg

8 | Space jam (1996)

Não poderia faltar né.

Lançado em 1996, este filme dirigido por Joe Pytka influenciou uma geração de jogadores que puderam ver seu maior ídolo do esporte dividindo as quadras com seus personagens favoritos.

Assistindo hoje, é um pouco mais bobo do que nossa nostalgia permite admitir, mas continua sendo divertido e encontrar as muitas estrelas da NBA durante a projeção é um exercício curioso.

Em 2021, uma continuação, interpretada por LeBron James, será lançada, acirrando ainda mais o debate entre qual dos dois é o maior da história da bola laranja.


glory.jpg

7 | estrada para gloria (2006)

Baseado no histórico jogo entre a Universidade do Texas e a Universidade de Kentucky, que decidiu o campeonato nacional em 1966, a história segue do ponto de vista do técnico Don Haskins, que iniciou a final com um time composto apenas por jogadores negros, o primeiro na história do basquete universitário.

Formulaico, é verdade, mas eficiente em demonstrar o impacto do racismo que aqueles jovens sofriam, é um “feel good movie” sobre um momento ímpar na história do esporte Norte-Americano.


coach carter.jpg

6 | Coach carter (2005)

Um dos favoritos de jogadores - e principalmente técnicos que gostam de fazer estes sofrer -, “Coach Carter” também se baseia em fatos reais, acompanhando a jornada do time de Richmond e a suspensão que entrou em vigor impedindo que os atletas jogassem até que cumprissem suas obrigações acadêmicas.

Com mais uma ótima performance de Samuel L. Jackson, “Coach Carter” é bem filmado e oferece uma mensagem válida para uma discussão recorrente entre jovens atletas de diversos esportes.


white men.jpg

5 | Homens brancos não sabem enterrar (1992)

Estrelando uma dupla infalível e com o melhor título da lista, esta dramédia acompanha a vida de dois jogadores de rua que começam a ganhar dinheiro com apostas onde manipulam os resultados de partidas.

Um dos favoritos do mestre Stanley Kubrick e com uma mensagem relevante sobre raça, discriminação e sobre o papel do homem negro e do homem branco na sociedade, é um filme que, por mais irônico que seja, vai além do que as aparências sugerem.


hoosiers.jpg

4 | momentos decisivos (1986)

Levemente baseado na história do time da Milan High School que venceu o torneio estadual em 1954, “Hoosiers” (seu título original), é considerado um dos melhores filmes de esporte de todos os tempos.

É um filme que, além do basquete, aborda cultura em torno deste em cidades pequenas e todas suas politicagens, além de explorar a relação de amor da sociedade com o esporte. No Oscar de 1985, Dennis Hopper fora indicado ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel como Schooter Flatch, e o filme fora selecionado para a biblioteca do congresso nos Estados Unidos em 2001.


he got game.jpg

3 | he got game (1998)

Dirigido pelo mestre Spike Lee e estrelado por Denzel Washington, o filme segue a vida de Jake Shuttlesworth, pai de uma jovem estrela do ensino médio que é liberado da prisão por uma semana para convencer o filho de jogar pela universidade do governador, em troca de uma diminuição em sua sentença.

Provocativo como apenas Spike Lee consegue ser, “He Got Game” (ou seu título brasileiro, “Jogada Decisiva”) é um profundo e complexo estudo das condições humanas, culturais e sociais em que se encontrava o homem negro na América nos anos 90.

Ah, o filho de Jake é interpretado por um tal Ray Allen.


2 | dear basketball (2017)

Em 2018, Kobe Bryant se tornou o primeiro campeão da NBA a ganhar um Oscar, graças a esse tocante curta onde ele agradece o basquete por lhe proporcionar a vida que sonhava quando criança.

Um gênio do trabalho duro, um dos melhores jogadores da história, e um artista em ascensão, Kobe partiu muito cedo. Como forma de homenagear ele, deixamos o filme na segunda colocação, número usado por sua filha Gigi.


hoop dreams.jpg

1 | hoop dreams (1994)

Se passando em Chicago no auge da carreira de Michael Jordan, este documentário segue a vida de William Gates e Arthur Agee, dois estudantes do ensino médio, e sua jornada para se tornarem profissionais.

Considerado um dos melhores documentários de todos os tempos, “Hoop Dreams” teve um impacto considerável na vida dos dois jovens que, apesar de não chegarem à NBA, conseguiram dar vidas melhores para suas famílias, além de abordar importantes temas sociais em torno do tão falado sonho americano.

Fundamental, também, em mudar o formato de votação nesta categoria no Oscar por conta do preconceito dos membros que se recusaram a assistir-lo, o documentário dirigido por Steve James é uma pequena, mas considerável prova de que o esporte pode mudar vidas para melhor. Algo que o qualifica não apenas como o melhor filme de basquete, mas como um dos melhores de todo um gênero.

Anterior
Anterior

Filmes Para Toda Hora | Trilogia Before (Antes do Nascer do Sol, Antes do Entardecer, Antes da Meia-noite)

Próximo
Próximo

Lista Bunker #2 | 5 Filmes Para Assistir na Quarentena