Lista Bunker #1 | 5 Filmes Para Assistir na Quarentena

Com o famigerado Coronavirus (COVID-19) se alastrando pelo mundo, muitas escolas, faculdades e negócios vem suspendendo atividades até que a pandemia seja controlada.

Logo, nós do Outra Hora decidimos criar um guia com dicas para todos vocês que vão passar de uma a duas semanas sem poder sair de casa, na esperança de tornarmos esse período mais agradável para todos. Ironicamente, essa lista semanal será composta somente por filmes que se passam inteiramente (ou quase que por completo) em um só local. Um bar, uma escola, um quarto, um bunker ou até um teleférico podem ser os lugares escolhidos para que a sua quarentena seja uma pouco mais divertida, tensa ou animada.

Então tirem os sapatos, se ajeitem no sofá e sejam muito bem-vindos ao Bunker.

tumblr_o2kk8c4FDh1s2jfn0o10_1280.jpg

Lista bunker #1


1.jpg

filme 1 | Rua cloverfield 10

Deixar este filme como o primeiro da lista é uma provocação a alguns outros membros do Outra Hora. Discutem comigo por não conseguirem aceitar que “Rua Cloverfield 10” é um dos melhores filmes já feitos na história do cinema.

Eu sou suspeito pra falar, é claro.

Mas este thriller conta com muitas particularidades narrativas que estão entre minhas favoritas: suspense hitchcockiano, terror cósmico e personagens enclausurados que desconfiam uns dos outros. É o filho legítimo de “Psicose” e “Alien”, que um dia ainda vai ser tão reverenciado pelo público em geral quanto é por mim.

(Não, não vai - Resto da Equipe Outra Hora)


maxresdefault.jpg

filme 2 | Teste De Elenco

Fábio Porchat interpreta um diretor de elenco que entrevista diversas atrizes em busca do mesmo papel. Ou será que são mesmo?

O diálogo e o ritmo ditam a história. Com as perguntas e respostas cortadas, planos fechadíssimos e através de uma montagem que te obriga a se "perder", recebemos um humor bem específico que pode te agradar ou te decepcionar bastante.

No meu caso, funcionou.


2.jpg

filme 3 | Green Room

O início dessa história sugere um divertido road-movie clichê, só para te pegar desprevenido e criar um ambiente ainda mais perigoso e claustrofóbico. A adrenalina te pega quando você se vê na pele dos membros de uma banda de punk rock que se vê forçada a enfrentar skinheads supremacistas brancos para sobreviverem.

Com um ou outro problema de ritmo que não são tão prejudiciais ao plano geral, esse suspense violento da A24 cumpre a missão de um bom filme de terror e um bom filme da Lista Bunker: te deixar grudado no sofá.


3.jpg

filme 4 | Circle

Existem alguns filmes que eu gosto de chamar de "filmes de premissa".

Eles não possuem nada de muito excepcional: a fotografia pode ser básica, a montagem pode ser rasa e até a atuação pode ser lamentável, mas a premissa consegue salvá-los e trazer uma experiência agradável e diferente.

A premissa desse aqui é similar a de um reality show: 50 estranhos acordam reunidos em volta de um círculo e incapazes de se mexer. A cada 2 minutos, eles devem escolher quem deve ser morto.



4.jpg

filme 5 | A Noite dos Mortos-Vivos

Político, alucinante, histórico, subversivo, inteligente, aterrorizante e tenso. Ah, também é o filme que fez surgir o gênero de apocalipse zumbi. George Romero conseguiu criar um dos maiores filmes de terror de todos os tempos com um orçamento baixíssimo e gravando a maior parte do tempo dentro de uma casa.

A narrativa segue personagens que acabam se escondendo na mesma casa contra ataques de mortos-vivos. A grande sacada de Romero foi centrar o conflito dentro da casa, nos humanos 100% vivos.

A tensão e a intriga entre os sobreviventes ditou não somente o suspense deste terror, mas foi influente para milhares de filmes que vieram depois. Essencial para fãs de terror e cinema, "A Noite dos Mortos Vivos" é um longa que, assim como os seus zumbis, não morrerá tão cedo.


evite SAIr DE CASA, tocar olhos, boca e nariz e não se esqueça de LAVar AS MÃOS .

O BUNKER TE AGUARDA na semana que vem COM MAIS INDICAÇÕES.

Anterior
Anterior

Crítica | Viva: A Vida é uma Festa

Próximo
Próximo

Sessão de Isolamento Outra Hora | Dia 1