Os 10 Melhores Episódios de Community

Uma das comédias mais aclamadas de todos os tempos, que trouxe fãs leais e apaixonados para a frente da televisão, passou por poucas e boas durante a sua produção para se manter viva.

A série ajudou a apresentar a um público mais amplo muitos talentos como Donald Glover (Childish Gambino), os irmãos Russo (que, de dirigir um episódio de paintball, passaram para dirigir o maior blockbuster de todos os tempos) e até o próprio criador Dan Harmon (que após Community dedicou sua loucura à celebradíssima animação “Rick and Morty”). Mesmo que durante suas seis temporadas ela tenha batalhado muito para se manter no ar, é inquestionável: “Community” é uma das séries mais criativas, engraçadas e inteligentes de todos os tempos. Há alguns dias atrás, ela chegou à Netflix e, por isso, separamos aqui um guia com os melhores episódios. Seja você um veterano nesse fandom ou apenas um calouro, essa lista é para você conhecer ou relembrar dos melhores momentos desse marco na televisão.


10 | Paradigms of Human Memory

Community Top 10 Episódios 2x21 Paradigms of Human Memory

Look, we've known each other for almost two years now. And yeah, in that time, I've given a lot of speeches. But they all have one thing in common… They're all different. These drug runners aren't going to execute Pierce because he's racist… it's a locomotive that runs on us! ...And the only sharks in that water… are the emotional ghosts that I like to call fear... anchovies… fear… and the dangers of ingesting mercury. Because the real bugs aren't the ones in those beds... And there's no such thing as a free Caesar salad, and even if there were... The Cape still might find a second life on cable, and I'll tell you why... El corazón del agua es verdad. That water is a lie! Harrison Ford is irradiating our testicles with microwave satellite transmissions! So, maybe we are caught in an endless cycle of screw-ups and hurt feelings. But I choose to believe it's just the Universe's way of molding us into some kind of super-group. 

Like the Travelling Wilburys!

“Yes, Troy, like the Travelling Wilburys of pain, prepared for any insane adventure life throws our way. And I don't know about you, but I'm looking forward to every one of them.”

Em uma série normal, o episódio de retrospectiva serve para dar um tempo em que os roteiristas possam trabalhar em algo mais complexo, mas como sabemos não há nada de normal em “Community”. “Paradigmas da Memória Humana” é o 21º episódio da segunda temporada e acontece enquanto os personagens relembram os momentos marcantes do ano. Depois que o grupo descobre que Jeff e Britta estão tendo um caso, apesar de eles terem tomado uma decisão coletiva de não formar casais internos, os dois usam as experiências do grupo para provar que eles podem sobreviver mesmo com esse relacionamento, mas o grupo acaba lembrando as piores brigas que tiveram no último ano, com flashbacks de momentos que nunca foram mencionados na série como a aventura em uma cidade de velho oeste, o dia de São Patrício e o dia da Salada Caesar, entre outros. 

O criador da série, Dan Harmon, disse em uma entrevista em 2019 que foram necessárias 3 equipes de filmagem para esse episódio com diversos cenários e pequenas cenas uma após a outra, o resultado é muito satisfatório. Esse episódio tem vários dos melhores momentos da série como a entrada do Reitor em várias fantasias na sala de estudos, o super discurso de Jeff, misturando flashbacks diferentes e a retrospectiva romântica em slow motion de momentos entre Abed e Pierce. Esse também é o primeiro episódio em que “seis temporadas e um filme” é citado.


9 | Basic Lupine Urology

Community Top 10 Episódios 3x17 Basic Lupine Urology

“Todd Jacobson, you have the right to do whatever you want. Nothing you say or do can be used against you by anyone, but we'd really like it if you came with us. Please and thank you.”

Inspirado nas séries de “Law and Order”, o décimo sétimo episódio da terceira temporada traz momentos importantes da trama desse momento. Uma diferença dele é que normalmente esses episódios que homenageiam filmes e séries da cultura pop são desenvolvidos a partir das referências de Abed, enquanto “Basic Lupine Urology” parte da Shirley para ser uma investigação policial. Dividindo as ações dos personagens entre Capitã, Shirley, os investigadores, Troy e Abed, a acusação feita por Jeff e Annie, a legista, Britta e o informante Pierce, todos eles, claro, sem nenhuma capacidade de fazer esses ofícios. Os personagens investigam quem foi responsável por destruir o inhame, digno de nota A, plantado por eles na aula de biologia. 

É marcante a maneira como Rob Schrab (diretor recorrente da última temporada da série) cria a ambientação da série policial em um programa de comédia, a primeira vez que vi esse episódio estava assistindo “SVU” simultaneamente e foi muito impactante ver que a reprodução é quase exata em sequência de cenas, edição, diálogos e ambientação com uma única diferença: esse episódio de “Community” é engraçado demais. Por isso, entra na nossa lista.


8 | Mixology Certification

Community Top 10 Episódios 2x10 Mixology Certification

“Hello during a random dessert,
the month and day of which coincide numerically with
your expulsion from a uterus.”

Comumente esquecido por não ser um dos grandiosos episódios temáticos, esse episódio na metade da segunda temporada é um dos que traz um olhar mais profundo ao comportamento dos personagens e suas contradições que, em Community, é o que os torna tão interessantes. O aniversário de 21 anos de Troy (que por ser uma Testemunha de Jeová, nunca pode comemorar o evento) faz com que o grupo de estudos, particularmente Britta e Jeff, decidam levá-lo até um bar para a sua primeira bebida alcoólica como adulto. O ponto central do episódio é Troy perceber que aqueles em que ele se inspirava como modelos de maturidade são tão (ou até mais) imaturos e perdidos que ele.


7 | Documentary Filmmaking: Redux

Community Top 10 Episódios 3x08 Documentary Filmmaking: Redux

“The Dean had his seventh epiphany today, which has given me an epiphany of my own. The Dean is a genius. He has to be. If he isn’t, I’ve given almost two weeks of my life to an idiot. That is unacceptable, therefore the Dean is genius, and I will die protecting his vision.

“Are you, by any chance, familiar with Stockholm Syndrome?.”

“Is that something that the Dean created? Because if not I don’t care.”

Lançado na terceira temporada, esse episódio é o segundo de quatro da série feitos com estilo documentário. O primeiro, na segunda temporada, “Intermediate documentary filmmaking” é inspirado no estilo mockumentary, em que o próprio filme feito por Abed é uma paródia. O terceiro, também da terceira temporada, “pillows and blankets” é feito em cima do estilo de Ken Burns, famoso documentarista da Guerra Civil norte-americana e Guerra do Vietnã, que é conhecido pela técnica única de aproveitar o máximo das imagens disponíveis com um excelente texto para contextualizar. O quarto e último, da quarta temporada, “Advanced documentary filmmaking” é já no estilo de reality shows. Mas esse episódio que escolhemos é o mais destacado deles, homenageia “Hearts of Darkness”, dirigido por Eleanor Coppola no set de “Apocalypse Now”, filme importante que mostra os bizarros bastidores dessa produção. E essa é a intenção de Abed: mostrar o que acontece quando o Reitor fica encarregado de dirigir o novo comercial de Greendale.

Diretamente, o episódio dirigido por Joe Russo e escrito por Megan Ganz aborda diversos aspectos da realidade hollywoodiana, não posso deixar de pensar que as demandas intermináveis de Pierce para atuar sejam baseadas nas próprias demandas de Chevy Chase nos bastidores da série. O trauma de Britta e Troy, o machismo do Reitor sobre Annie, sua assistente e o desejo que Shirley faça uma personagem atrevida, por causa de sua etnia. No final, a versão que o Reitor faz da propaganda é uma das piadas mais engraçadas de “Communnity” e participação de Luis Guzmán (ator famoso pelo filme IMDB) é uma das melhores de convidados especiais da série. E pelo amor de deus, o Chang usando uma piruca do Reitor em cima de uma piruca do Jeff é só inexplicável.


6 | Conspiracy Theories and Interior Design

Community Top 10 Episódios 2x09 Conspiracy Theories and Interior Design

“This, Annie, is night school. Every teacher, every student, every class, figments. Puffs of hot air, from the lips of a ghost in the shadow of a unicorn’s dream. I made it up, night school doesn’t exist. I used to be a student here at Greendale just like you, Jeff. Then, one day I invented a fake course to get a free credit. To keep up the lie I had to create a fake teacher, who needed other fake classes, that needed to be filled with other fake students. And so on, and so on, and so on, exchetera.

“Did you just mispronounce et cetera?”

O Reitor descobre que Jeff está matriculado em uma disciplina noturna chamada “Teorias da Conspiração na História Americana”, isso faz Annie e ele ficarem decepcionados com Jeff e os leva a tentar desmascarar sua aula, mas o que parecia uma falsificação se torna uma real conspiração quando o inventado Professor Professorson (Kevin Corrigan) se materializa. Ele confirma a existência da disciplina para Annie, o Reitor e Jeff, que fica surpreso e confuso porque não esperava que o professor fosse real. Do outro lado da história, Troy e Abed resolvem construir um forte de cobertores que se tornará uma verdadeira cidade. “Teorias da conspiração e design de interiores” foi escrito por Chris McKenna e dirigido por Adam Davidson.

Nesse episódio temos momentos para apreciar duas das melhores dinâmicas de “Community”, a amizade de Troy e Abed bem como o relacionamento confuso de Annie e Jeff. Após os personagens desconfiarem de Professorson, a maquete que Annie estava construindo tem uma pequena explosão, os protagonistas agora pensam que existe uma verdadeira conspiração em Greendale. Jeff e Annie vão à escola noturna para desmascarar Professorson e descobrem uma trama que vai até a cabeça da universidade: a escola noturna na verdade não existe e está repleta de disciplinas como “História de alguma coisa”, “Educação Física teórica”, “Matemática 1, 2, 3” e “Aprender!”. A gente descobre que Annie estava tramando com o reitor para enganar Jeff e ele mesmo estava enganando Anny e até mesmo Professor Professorson estava envolvido na conspiração.


5 | A Fistful of Paintballs / For a Few Paintballs More

Community Top 10 Episódios 2x23 A Fistful of Paintballs 2x24 For a Few Paintballs More

"That was a game. This is paintball."

Neste especial de dois episódios que trouxe de volta a maravilha que foi “Modern Warfare”, Community mostra as vantagens fascinantes de poder brincar com gênero. Dirigido por Joe Russo (que futuramente acrescentaria ao seu currículo gigantes da bilheteria como Vingadores: Ultimato, junto com seu irmão que também trabalhava em Community), eles contam com mais ação, humor no ponto e aquilo que é um dos grandes talentos de Community: as suas referências - que nesse episódio vão desde a Trilogia dos Dólares de Sergio Leone (que dão nome aos episódios) até Star Wars.


4 | Remedial Chaos Theory

Community Top 10 Episódios 3x04 Remedial Chaos Theory - The Darkest Timeline

"Chaos already dominates enough of our lives. The universe is an endless raging sea of randomness. Our job isn't to fight it, but to weather it together, on the raft of life. A raft held together by those few, rare, beautiful things that we know to be predictable."

“Roxanne… You don't have to put on the red light...” É óbvio que este episódio não poderia faltar na lista. Considerado por muitos o melhor da série e trazendo uma das cenas mais icônicas e mais utilizadas como meme da televisão (que volta e meia é aplicada até para representar o estado político do Brasil), “Remedial Chaos Theory” trata sobre um encontro do grupo para inaugurar o apartamento onde Troy e Abed vão morar juntos. Quando eles pedem uma pizza, surge um impasse sobre quem vai descer para buscá-la e Jeff decide rolar um dado para decidir isso na sorte.

A partir desse momento, o episódio é dividido em diversas linhas do tempo e Community nos presenteia com seu auge do inventivo, mostrando domínio completo sobre o que de fato é uma sitcom (situation comedy), ou seja, botar personagens em uma situação qualquer e tirar humor dali. São sete episódios diferentes (um para cada personagem que é escolhido para buscar a pizza) e em cada um dos cenários desenvolvidos, percebemos o quanto cada membro é essencial e como o grupo é afetado pela ausência de cada um dos membros - tema que também será recorrente em futuras temporadas em que, assim como em qualquer curso de faculdade, “one by one, they all just fade away”.


3 | Contemporary American Poultry

Community Top 10 Episódios 1x21 Contemporary American Poultry

"At that moment, we stopped being a family, and started being a family... in italics."

Uma das paródias mais geniais de Community e da televisão, em “Contemporary American Poultry” Abed consegue se infiltrar na cozinha para se apropriar da produção dos raros e cobiçados “chicken fingers” que são servidos na faculdade. A partir daí, o episódio se torna um filme de máfia de Scorsese, puxando muita inspiração do clássico “Os Bons Companheiros”. É hilário assistir a ascensão e a queda do grupo de estudos, Abed tomando a posição de liderança de Jeff e o poder do frango frito corromper cada um deles.


2 | Advanced Dungeons & Dragons

Community Top 10 Episódios 2x14 Advanced Dungeons & Dragons

“I’m sick of you threatening me and talking to me like a kid and giving me that look you give me… Like I can’t get erections”

Dirigido por Joe Russo, esse é, para muitos, o melhor episódio da série e sem dúvidas é um dos que melhor representa o motivo de “Community” ser tão diferente de outros programas de TV. Com uma abertura de “Senhor dos Anéis”, uma voz nos conta a história de Fat Neil, uma vez entusiasta de jogos de RPG e D&D mas cada vez menos interessado na própria vida e como Jeff Winger fez de tudo para salvá-lo, até propor ao grupo de estudos, menos Pierce, que jogassem uma aventura de Dungeons and Dragons para salvarem Neil. 

Todos os episódios da série são baseados na teoria de história do Dan Harmon, mas esse, para mim, é um dos que melhor podemos ver essa teoria funcionando em duas camadas de história, tanto na dinâmica entre os personagens quanto na história fictícia que eles jogam. Especialmente com Pierce, Neil e Jeff que são as três personalidades desse episódio. Mas além disso, esse episódio conta com várias ideias incríveis como o uso dos efeitos sonoros para representar a fictícia aventura como flechas cortando o ar até o diálogo sem som em que Alison Brie interpreta Hector, o Bem Dotado. seduzindo a elfa interpretada por Danny Pudi, que fazem gestos bastante obscenos que contrastam com a trilha sonora de uma suave flauta. E ainda conta com uma das melhores atuações de Chevy Chase.

Então seja pela criatividade narrativa marcante em “Community” ou pela especial temática de RPG de “Advanced Dungeons and Dragons”, este com certeza é o que há de melhor na série.


Menções Honrosas:

"Emotional Consequences of Broadcast Television", "Critical Film Studies", "First Chang Dynasty", Geothermal Escapism", "Modern Warfare" e “Cooperative Poligraphy”.


1 | Cooperative Calligraphy

Community Top 10 Episódios 2x08 Cooperative Calligraphy

"Guys, look in your hearts and answer this question honestly. What's more likely: that someone in this group doesn't belong in this group or ghosts? If we have to choose between turning on each other or pinning it on some specter with unfinished pen-related business, I'm sorry, but my money's on the ghost."

Se você conferiu o Outra Hora nos últimos tempos, pode ter notado os posts sobre a Lista Bunker, contendo apenas filmes que se passem em um mesmo local. Hoje em 2020 já não é tão estranho para nós a obrigação de ficarmos presos no mesmo lugar durante muito tempo, mas uma das obras-primas de Community tratou justamente sobre isso há 10 anos atrás: a febre da cabine.

Após Annie acusar alguém do grupo de estudos de roubar a sua caneta, os colegas decidem se trancar dentro da sala até que a verdade apareça. Mas até lá, muitas outras verdades acabam surgindo e levando cada um dos personagens ao seu ponto de ebulição. Com um roteiro brilhante e fazendo um dos melhores usos da personalidade de cada um (em uma série que faz isso de maneira genial em quase todo o episódio), “Cooperative Calligraphy” se consagra como o melhor episódio da série porque, assim como a maioria dos que também estão nesta lista, tem em seu roteiro a melhor arma para o humor e nos faz entender a razão estranha mas totalmente justificada para que esse grupo de desajustados permaneça unido mesmo com tantas discordâncias, formando uma linda e bizarra comunidade.

Anterior
Anterior

As 10 Melhores Músicas de Michael Jackson

Próximo
Próximo

Os 10 Melhores Filmes Brasileiros da Década (2010s)