Os 10 Melhores Episódios de Gilmore Girls
Não poderíamos deixar passar o aniversário de 20 anos dessa série que tem nossos corações!
Criada por Amy Sherman-Palladino, “Gilmore Girls” conta a história de Lorelai Gilmore e Lorelai Gilmore, mãe e filha que são melhores amigas. Durante sete anos acompanhamos a vida das duas personagens moradoras da cidade de Stars Hollow, vemos Rory desde o Ensino Médio até o fim da Universidade e Lorelai deixar de ser gerente de uma pousada e abrir seu próprio negócio. Uma das melhores qualidades dessa série é a capacidade Sherman-Palladino tem para escrever personagens complexos, mesmo que esses não sejam protagonistas, diversificando as possibilidades de história para nos engajarmos como público. Emily e Richard, os pais de Lorelai e avós de Rory são um bom exemplo, após anos sem se falarem a série começa com uma aproximação porque Lorelai precisa de um empréstimo para pagar a escola de Rory, a condição deles é que as duas jantem todas sextas-feira na sua casa.
Outro ponto que merece ser destacado é o número de atores que começaram carreiras de muito sucesso em “Gilmore Girls”, é o caso da própria Alexis Bledel, vencedora do Emmy por “Conto da Aia” que interpreta Rory, Milo Ventimiglia, hoje protagonista do super sucesso “This is Us”, Jared Padalecki, que por 15 anos interpretou Sam (e não Dean) em “Supernatural” e, especialmente Melissa McCarthy que é uma das grandes estrelas de Hollywood e teve Sookie St James com primeiro papel de destaque.
A gente ama “Gilmore Girls” e é fácil fazer essa declaração porque é uma série que nos faz amar profundamente suas personagens e logo depois odiar elas. A gente ri, a gente chora, a gente vibra e às vezes (muitas vezes) tem vontade de chacoalhar Rory até ela parar de fazer bobagem. Essa lista é uma homenagem pelos 20 anos da série que consegue fazer tudo isso, e essa escolhas dos melhores episódios é uma lembrança disso.
10 - NORMAN MAILER, ESTOU GRÁVIDA
Nesse episódio, Lorelai e Sookie estão felizes em receber o escritor Norman Mailer no Dragonfly, mas ele testa a paciência da Sookie por só pedir chá gelado, já que ela adoraria oferecê-lo um banquete. Enquanto isso, Rory está pesquisando sobre a Brigada da Vida e Morte para o jornal de Yale, e isso a leva a Logan Huntzberger, um "trust fund kid" também estudante de Yale.
Claro que esses fatos por si só não foram o que colocou o episódio nessa lista, e sim quando Sookie percebe que o motivo pelo qual Norman Mailer a irrita tanto é que está grávida (o que intitula o episódio). A felicidade dela compartilhada com Lorelai (e Norman) é tão comovente que não havia como deixá-lo de fora.
9 - A FORMATURA DE LORELAI
Episódio dramático. Rory não consegue superar que Jessie foi embora de Stars Hollow e mata aula em Chilton para visitá-lo em Nova Iorque, enquanto isso Lorelai vai se formar no curso de administração e Emily se esforça para transformar a pequena cerimônia em uma grande festa. Antes dos maiores conflitos entre Lorelai e Rory, que acontecem na sexta temporada, não temos muitos momentos das duas em conflito e esse episódio acaba sendo diferente por isso. Todo o enredo de Emily Gilmore sendo Emily Gilmore e contratando uma diversidade imensa de serviços para a formatura de Lorelai ser adequado ao que ela acredita que é uma cerimônia, é hilário, com brilhante participação de Seth MacFarlane.
8 - O PRIMEIRO DIA EM YALE
Rory não mora mais com Lorelai, todos choram. As Gilmore Girls fazem a mudança de Rory para os dormitórios de Yale, chegando lá descobrem que Paris não só foi para Yale como convenceu a Universidade a colocar as duas ex-alunas de Chilton no mesmo quarto, após seu guru espiritual dizer para ela que sua jornada com Rory não tinha terminado. Luke passa por um confuso divórcio com Rachel.
A maneira com que Lorelai constantemente aquece nosso coração sendo a melhor mãe do mundo é um ponto imenso de “Gilmore Girls”. Nesse episódio ela não só aceita passar a primeira noite em Yale com Rory como organiza um sistema para que as novas colegas de quarto saibam todos melhores lugares para pedir comida na região, a qualidade da comida e a beleza dos entregadores, o que acaba virando a primeira festa da Universidade, Lorelai a gente te ama.
7 - VIAGEM PARA HARVARD
Após desistir do casamento com Max na última hora, Lorelai troca a lamentação e com Rory vagam sem rumo de carro. As duas acabam em uma pousada possuída pelo mau gosto, o que faz Lorelai se reconectar com o sonho de abrir um Inn junto com Sookie. As duas decidem ir até Massachussets e conhecer a universidade de Harvard, naquele ponto, sonho de Rory. Acho que o que amamos nesse episódio é a quantidade de tempo de tela que temos para explorar a relação das duas Gilmore, uma das melhores coisas de toda série são seus infinitos diálogos que falam sobre os mais diversos assuntos, com a marca Amy Sherman-Palladino “falando sobre tudo sem falar sobre nada”. Temos também um pouquinho de Lorelai-Luke avançando nesse episódio.
6 - SEXTA, UM BOM DIA PARA BRIGAR
Luke recém descobriu que é pai de uma menina de 12 anos e Lorelai tenta agir (sem sucesso) como se não se importasse com as mudanças que isso vai trazer ao seu noivado. Enquanto isso, Paris destrói o Yale Daily News com sua péssima habilidade de lidar com pessoas. A equipe toda ou está doente ou se demitiu e ainda há um jornal a ser publicado. Rory toma as rédeas e convence todos a voltarem para fechar a edição a tempo; Logan aparece com seus (vários) dons jornalísticos e juntos conseguem resolver o problema. Considero um dos pontos mais altos do casal, em que Logan finalmente demonstra alguma maturidade e ajuda Rory em algo que ela se importa muito.
Além de tudo isso, Lorelai decide dizer a seus pais que as garotas Gilmore não precisam mais de sua ajuda para pagar a faculdade de Rory e isso retoma todos os problemas da família desde o nascimento de Lorelai. Pessoalmente, acredito que seja um dos melhores momentos da família, onde realmente se comunicam e falam sobre o que sentem, ainda que as coisas não acabem exatamente resolvidas.
5 - O SOM DAS BALALAICAS
Rory largou Yale há um tempo e se mudou para a casa da piscina de seus avós. Emily desconfia que Rory e Logan estão sendo "íntimos demais" e transfere Rory para um quarto ao lado do seu, tentando discipliná-la.
Jess aparece de surpresa e a faz refletir sobre suas últimas escolhas ao contar como está indo sua vida. Combinam de sair para jantar e Logan (também) aparece de surpresa e resolve ir junto e ser um perfeito idiota arrogante, o que faz com que Jess vá embora irritado e Rory brigue feio.
O ponto mais alto desse episódio cheio de acontecimentos é a fofura de Luke decidindo patrocinar um time de futebol feminino infantil de Stars Hollow e Lorelai preocupada com Paul Anka, que está doente (e fazendo com que sinta falta de Rory).
4 - SÃO CORDINHAS, PINÓQUIO
Talvez o momento mais emocionante da série seja a formatura de Rory em Chilton, esse é um episódio que simplesmente poderia durar pra sempre. A família Gilmore e amigos param para ver Rory se formar e ser a oradora da sua turma de escola, Rory depois de escolher Yale como sua universidade, convence seus avós a emprestar o dinheiro de sua formação para que sua mãe possa investir no sonho de abrir o Inn, a condição é a manutenção dos jantares de sexta a noite.
Nesse episódio tem um pouquinho de cada personagem que marcou a vida da Rory na escola, um pouquinho de cada emaranhado emocional que ela viveu, inclusive um belo momento com o prestes-a-casar Dean, e a repetida ausência de Chris. É um episódio maravilhoso que termina com Lorelai e Rory dando sua última olhada para Chilton.
3 - A PREPARAÇÃO
Como praticamente todos os season finale de Gilmore Girls, esse é incrível e toma o terceiro lugar na nossa lista. Nele, Lorelai organiza um evento "pré-inauguração" do Dragonfly Inn para os moradores da cidade (e seus pais, para tentar uma reconciliação entre eles). Luke demonstra que suas intenções com Lorelai são sérias, e Jason aparece no evento para tentar reconquistá-la, mas ela não tem tempo para lidar com nenhum dos dois.
Poderia escrever muito sobre esse episódio mas a única parte que importa é o Luke, no meio da madrugada, finalmente declarando seus sentimentos a Lorelai. E Kirk correndo pelado porta afora.
2 - A CAÇADA DOS GILMORE
O primeiro episódio dirigido por Kenny Ortega, que assina filmes como a trilogia “High School Musical” e o documentário “This is It” sobre Michael Jackson, bem como a coreografia dos clássicos “Cabaret” e “Dirty Dancing”, ao todo ele dirigiu 12 episódios de “Gilmore Girls” e quatro deles estão nessa lista. Não se esperaria menos que o primeiro episódio dirigido por ele seja sobre: Dança!
Porque todo o plano de fundo desse episódio é a maratona de 24 horas de dança de Stars Hollow, particularmente minha favorita entre todas as festas peculiares que acontecem na cidade. Lorelai está decidida a ganhar de Kirk esse ano e escolhe Rory para ser sua parceira na missão que envolve ficar um dia inteiro dançando e ainda apostando uma corrida de hora em hora entre os casais participantes. O principal conflito do episódio é o namoro de Rory com Dean, atrapalhado pelos confusos sentimentos que ela sente por Jess. Drama adolescente, Taylor muito entusiasmado com um evento sem sentido nenhum, Kirk existindo, Lorelai obstinada, nada falta, se alguém me perguntasse qual episódio que melhor resume “Gilmore Girls” eu diria: “They Shoot Gilmores, Don’t They?”
Menções Honrosas: Rory’s Birthday Parties (01:06); Love, Daises and Troubadours (01:21); Last Week Fights, This Week Tights (04:21); Wedding Bell Blues (05:13); To Whom It May Concern (07:12).
1 - SE VOCÊ PULAR, EU PULO
O episódio favorito, com zero discordâncias, é esse. Rory está pesquisando sobre a Brigada da Vida e Morte para o jornal de Yale, e recorre a Logan para ajudá-la. Como é um clube secreto da universidade, Rory recebe um convite "anônimo" para um evento deles.
Vendada, no meio do mato, e sem sua câmera, Rory conhece a Brigada e seus membros num evento chique e que não pode ter sua integridade violada. Enche um bloquinho de anotações sobre o grupo e descobre que será um final de semana de atividades, portanto tem de cancelar seu encontro com Dean, que está há algum tempo sem vê-la. Enquanto isso, Lorelai conta a sua mãe que está namorando Luke, e Emily decide convidá-los para jantar. O que, óbvio, causa conflito. Além disso, Richard convida Luke para um jogo de golfe no clube e o enlouquece com tantas sugestões para seu estilo de vida e negócio.
A melhor parte do episódio (para não dizer da série inteira) é no segundo dia do evento da Brigada, quando Rory se vê participando de algo extremamente excitante, mas perigoso. "Foi uma experiência única", ela diz. "Só se você quiser que seja". In omnia paratus!