Os Melhores (e Piores) Pais da TV
Nesse Dia dos Pais quarentenado homenageamos aqueles pais da TV que inspiram seus filhos a serem felizes, que acreditam e apoiam os seus sonhos.
Para isso, também contrastamos com aqueles que acreditamos serem os piores pais de todos, que abandoram fisico e emocionalmente seus filhos, atacaram sua auto estima e foram uma barreira em sua vida. Claro que eram centenas de opções para todos tipos não couberam nessa lista o incrível Burt Hummel (Glee) nem o péssimo Jack Geller (Friends), por exemplo porque além de serem os que a gente mais e menos gosta também são aqueles que representam asa diversas possibilidades que existem para um personagem paterno em uma série. Aproveite a lista e um Feliz Dia dos Pais da equipe Outra Hora!
PAI PERFEITO | PHIL DUNPHY (MODERN FAMILY)
Se você assistiu essa série, certamente sabia que essa escolha apareceria. Entre tantos pais incríveis que Modern Family nos trouxe, Phil é aquele que nós mais amamos. Esse personagem deu dois Emmys para Ty Burrell porque foi muito fácil para o público se identificar com esse pai e marido que se esforça tanto para fazer sua família feliz. Ele é acompanhando por muito azar nessa jornada. Pelas 11 temporadas Phil tenta se conectar com os filhos. Luke, o mais novo, que nem sempre compartilha dos mesmos interesses do pai e de algum jeito se mostra melhor mágico, acrobata, tocador de banjo que Phil. Com Haley, os momentos são sempre emocionantes, a filha mais velha tem problemas de relacionamento e dificuldade de achar um foco na vida, encontra no pai um porto seguro para todas dificuldades que passa.
Nem Phil nem nenhum pai de Modern Family é perfeito. Essa é uma das forças da série: criar personagens imperfeitos, reconhecíveis, com deficiências afetivas que projetam nos seus filhos, Phil é o pai querido, amigo, engraçado e fofo que ao errar em tantas coisas na vida é um pai quase perfeito.
PAI BABACA | CHRIS HAYDEN (GILMORE GIRLS)
Esse é duplamente lixo porque além de ser um péssimo pai para Rory, adorou infernizar a vida de Lorelai. Só conhecemos o personagem no décimo quarto episódio da série e vemos o ressentimento de Lorelai por ele não ter criado sua filha com ela, mesmo que tenham engravidado adolescentes conseguimos alguns vislumbres que Lorelai fugiu de casa, não foi para faculdade e começou a trabalhar em um hotel para ter sua filha e ser uma mãe sozinha, Chris conseguiu se estabelecer na vida e ao longo o vemos ter sucesso profissional. Quase todas vezes que aparece em Stars Hollow para visitar a família que ele nunca participou ele deixa Rory na mão e várias vezes reacende a sedução entre ele e Lorelai. Durante a série ainda vemos ele constituir família e eventualmente se desculpando com nossas Gilmore por ter se ausentado da vida delas, mas nunca assume um papel presente para Rory, nem adulta como vemos na sétima temporada e no Revival: “a year in life”.
Menção Honrosa: Luke Danes que além de ser um querido ajudou mais a Rory e a Lorelai que o Chris, muitas vezes só por estar ali.
PAI INCRÍVEL | JULIUS (TODO MUNDO ODEIA O CHRIS)
Provavelmente Rock. O sucesso de “Todo Mundo Odeia o Chris” no Brasil é um fenômeno, há várias especulações sobre o motivo disso, talvez seja as situações e personalidades dos membros da família que sejam tão conhecidos por nós. Talvez seja o afeto realista com que Chris Rock representa a memória dos seus pais e irmãos. Todos sabem que a família da televisão representa a própria família do super comediante norte-americano, mas, além dele mesmo, o único personagem que Chris batizou com o mesmo nome de um familiar foi Julius, seu pai. Em stand-ups ele fala sobre o pai que de fato tinha dois empregos e mal via a família. É com essa visão que Terry Crews dá vida ao personagem Julius, os bordões da série tanto de Rochelle “meu marido tem dois empregos!” e do próprio pai “isso vai custar 39 centavos” falam desse esforço do personagem garantir a vida da família. Além disso, ele protege a família e acredita nos filhos, tem um coração bom e sempre tenta ajudar as pessoas. Fora isso, Julius e Rochelle é um dos melhores power couples da TV.
PAI RUIM | ROGER PERALTA (BROOKLYN 99)
Mais pai que foge da sua responsabilidade com o filho. Vemos nos momentos mais psicológicos da série Jake ligar seus problemas afetivos com o fato de o pai ter abandonado a família quando ele era criança. Roger Peralta só aparece na metade da segunda temporada como piloto de avião e pede ajuda de Jake com um problema legal, quando parece que eles finalmente vão ter alguma ligação o pai deixa Jake para trás de novo. Ao longo da série os pais de Jake até se casam novamente o que nunca resolve os problemas do nosso protagonista que agora tem que lidar com seu pai cotidianamente.
PAI BOM | JACK PEARSON (THIS IS US)
Qualquer um que tenha assistido a This Is Us provavelmente se emociona com o amor dos filhos por Jack e vice versa. Ainda que o personagem seja um homem cheio de defeitos, como pai é sensacional.
Sabe exatamente o que fazer para demonstrar o quanto ama o grande trio: criou um jeito de acalmar a ansiedade de Randall, sempre incentivou Kevin a correr atrás do seu sonho e era o único que conseguia fazer Kate se sentir bem com sua aparência.
Mesmo depois de falecido, Jack dá bons conselhos aos filhos através das memórias que guardam. O carinho é tanto que a família honra seu nome de diversas formas ao longo dos anos, e com razão: eu também o faria se Jack Pearson fosse meu pai.
PAI PÉSSIMO | MICKEY (HOW I MET YOUR MOTHER)
Mickey é pai de Lily Aldrin, suas aparições começam depois da metade da série e, quem já assistiu vai concordar comigo que é um pai terrível. Completamente viciado em criar um jogo de tabuleiro que faça sucesso, Mickey escanteou a filha durante toda a vida, o que a fez guardar um grande rancor.
Ainda que Mickey faça de tudo para demonstrar a filha que mudou e que pode ser melhor, inventa mil e uma trapalhadas que fazem com que Lily nunca confie nele.
Tá certo que no final ele se redime e vira um ótimo avô, mas nada disso apaga os vários traumas causados na filha, né?
PAI ÓTIMO | RANDALL PEARSON (THIS IS US)
É impossível falar de Randall sem destacar sua família de comercial de margarina, com uma esposa que é tão boa mãe quanto ele é pai e três lindas filhas por quem fazem tudo.
Arrisco dizer que Randall é um pai ainda melhor que seu pai, Jack. Com um exemplo tão bom, quis ser ainda melhor, mais amoroso e altruísta, e é. O que não o impede de cometer alguns erros, a maioria deles por excesso de cuidado.
Mesmo com jornadas de trabalho extensas e um cargo importante, lida com graciosidade com as questões que vêm das filhas. Inclusive, deixa bem claro que são prioridade e que larga o que tiver que largar por elas.
O PIOR PAI | VICTOR ALVAREZ (ODAT)
Eleito o pior pai das séries, Victor tem aparições rápidas e marcantes em One Day At a Time. A maior delas cometendo o erro responsável por sua eleição como pior pai de todos: a festa de quinze anos de sua filha.
Após a reação ridícula que teve quando Elena revelou sua sexualidade, Penélope o convence a ficar para a festa. O problema foi que Victor não aguentou ver a menina entrando de terno em sua própria festa ("exibindo para toda a família que Elena é gay") e... desaparece na hora da dança de pai e filha.
Ainda que tenham meio que se reconciliado mais tarde, Victor não é um pai presente, desapareceu por muito tempo e quando voltou, fez um estrago.