Velozes e Furiosos | Do Pior ao Melhor
Com o oitavo filme estreando essa semana (nós conferimos amanhã e lançaremos a crítica o mais rápido possível), decidimos fazer uma lista do pior ao melhor filme da franquia que cresce a cada lançamento e tem sempre uma última corrida.
Em último lugar entra o filme que teve tão pouca criatividade que o próprio título é alguns "The" diferente do primeiro. Mesmo dobrando a bilheteria de "Tokyo Drift", "V&F4" não adicionou nada para franquia, e apesar de utilizar os mesmos recursos de ação não conseguiu encaixá-los em um roteiro plausível.
Seguindo com o estilo de filme do seu antecessor, "+ Velozes e + Furiosos" só adicionou mais alguns atores para a franquia. Os carros tunados, mulheres e policiais eram o que definia o começo de tudo, sem história e com diálogo extremamente fraco. Apesar de ter ido levemente melhor nas bilheterias que o primeiro filme, acabou fazendo com que os produtores realizassem um spin-off na sequência, e é aí que chegamos à...
Sem nenhum dos atores conhecidos, esse foi o filme mais incógnito de todos os sete. Não se sabe se estava tudo perdido para o diretor, se a ideia era só colocar carros tunados em Tóquio ou se era sua estratégia desde o princípio ligar mais 4 filmes? "Desafio em Tóquio" foi o filme que menos arrecadou, e não ter seus principais atores o fazem um dos filmes mais esquecíveis da saga.
O começo de tudo, um sanduíche de atum e uma briga de rua deu início a uma franquia milionária. Vin Diesel e Paul Walker, dois atores que se tornariam futuros grandes amigos na frente das câmeras e fora delas. O filme foi lançado na época onde os carros tunados estavam ficando muito famosos nos EUA e odiado pelos policiais. Um marco para Holywood e para vários fãs, foi o melhor filme da franquia até a adição de alguém especial.
Seguindo o sucesso de seu antecessor (SPOILER: o próximo da lista) "V&F6" apesar de não adicionar nada em especial, conseguiu manter a fórmula funcional. Além de aumentar ainda mais os números da franquia, foi fundamental em construir ainda mais terreno para um caso raro onde os filmes melhoram a cada sequência. Talvez por que os primeiros fossem meia boca?
O filme que adicionou The Rock para a franquia só poderia estar entre os primeiros colocados. A presença dele auxiliou no charme geral, mesmo que o absurdismo de suas cenas de ação estivesse nos níveis mais altos. O sucesso foi tanto, que dobrou os números de bilheteria de seu antecessor, e revitalizou totalmente a saga.
Só poderia ser um no topo da nossa lista, teria que ser o filme que além de ter as melhores cenas de ação da franquia, ainda fez com que diversas pessoas chorassem na famosa cena em que Paul Walker se despede pela última vez. Com um dos maiores hits de 2015 em "See You Again" feita especialmente para aquele momento, "Velozes e Furiosos 7" se eternizou para seus fãs e fez o que poucas franquias conseguiram, chegar ao auge após tantos anos. Foram mais de um bilhão e meio de dólares nas bilheterias mundo afora, no que hoje é o sexto filme de maior bilheteria de todos os tempos.