Oscar 2020 | Previsões
Mais um ano, mais uma temporada de premiações decepcionante e por que?
Bem, porque é impossível que qualquer premiação reflita o que sentimos pessoalmente e julgar que os votantes são incompetentes ou preconceituosos (exceto os votantes do Grammy que são gente da pior laia existente) por não concordarmos com eles é uma atitude presunçosa e, infelizmente, muito comum. Digo isso, pois com certeza estarei indignado no próximo domingo.
Mas antes das previsões, vamos ao obrigatório:
A Academia, mais uma vez foi acusada de sexismo E racismo nas indicações, sendo que há apenas uma pessoa de cor nas categorias de interpretação e nenhuma mulher fora indicada ao Oscar de Melhor Direção o que, sinto em dizer, não é culpa da Academia em si, mas sim de toda a indústria que delega trabalhos menores para os integrantes de minorias. É claro que vários filmes e artistas de qualidade foram esnobados, a começar pelo brasileiro Kleber Mendonça que vai precisar fazer o novo “Cidadão Kane” para conseguir ser o nomeado nacional e passando, obviamente, por Greta Gerwig, Lulu Wang, Marielle Heller e outras diretoras que competiram para a única vaga que pode ser destinada à uma mulher e perderam para o medíocre Todd Phillips.
Porém, hoje não é dia de falar sobre o que se pode fazer para mudar esse panorama que já dura mais de um século e sim de prevermos quem vai e quem deveria sair vitorioso da cerimonia de numero 92 do Oscar que, apesar de contar com grandes filmes, viu uma das temporadas mais falhas em termos de Oscar Bait da historia (“Cats”, “Richard Jewell”, por aí vai).
Adicionarei, também, as opiniões de outros colegas do Outra Hora, mas concordamos na maioria:
Melhor Curta Documentário
Indicados: In The Absence; Learning to Skateboard in a Warzone; Life Overtakes Me; St. Louis Superman; Walk Run Cha-Cha
Vai Ganhar: “Learning to Skateboard in a Warzone” é o favorito.
Deveria Ganhar: Não assisti a todos os indicados e me abstenho.
Melhor Curta de Animação
Indicados: Dera; Hair Love; Kitbull; Memorable; Sister
Vai Ganhar: “Hair Love” é o favorito.
Deveria Ganhar: Ver categoria acima.
Melhor Curta Live-Action
Indicados: Brotherhood; Nefta Football Club; The Neighbors’ Window; Seria; A Sister
Vai Ganhar: A briga fica entre “Brotherhood” e “The Neighbours”, o primeiro tem mais apelo socio-cultural, então ficarei com o segundo.
Deveria Ganhar: Ver categorias acima.
Melhor Maquiagem
Indicados: Coringa; Judy; Malévola 2; O Escândalo; 1917
Vai (e talvez mereça?) Ganhar: “O Escândalo” é o tipo de filme - maquiagens para televisão - que a Academia gosta de premiar e, visto que nenhum dos outros candidatos é realmente expressivo (por favor, você pode fazer a maquiagem do “Coringa” em casa), não acredito que há muita competição.
Melhor Figurino
Indicados: Jojo Rabbit; O Irlandês; Coringa; Adoráveis Mulheres; Era Uma Vez…
Vai Ganhar: “Adoráveis Mulheres” é o candidato perfeito para a categoria por recriar com vivacidade e fidelidade as vestimentas da época e acho difícil de imaginar que o longa de Gerwig saia com as mãos abanando.
Deveria Ganhar: Porém, ano após ano parece que vemos filmes de época levando. Logo, estou na torcida para “Era Uma Vez…” sendo que os outros candidatos são todos funcionais, mas de nada especiais neste aspecto.
Melhor Design de Produção
Indicados: Era Uma Vez…; Parasita; O Irlandês; Jojo Rabbit; 1917.
Vai e Merece Ganhar: “Era Uma Em Hollywood” conseguiu recriar a era de ouro de Hollywood SEM O AUXÍLIO DE EFEITOS VISUAIS, e o design de produção é essencial para a narrativa. Todos os outros candidatos tem um argumento a seu favor (especialmente “Parasita”), sendo esta uma das categorias mais fortes do ano, mas ainda fico com o trabalho de Barbara Ling e Nancy Haigh.
Melhor Montagem
Indicados: Ford V. Ferrari; O Irlandês; Jojo Rabbit; Coringa; Parasita
Vai Ganhar: “Ford V. Ferrari” já está onde não devia, mas seus aspectos técnicos não podem ser ignorados e não acredito que sairá de mãos abanando.
Deveria Ganhar: Ver Galvão gritar “é tetra!” para Thelma Schoonmaker seria maravilhoso. Ver a edição repleta de camadas de “Parasita” ser recompensada também não seria nada mal.
Melhor Edição de Som e Mixagem de Som
Vai Ganhar os 2: Considero inútil comentar sobre estas três sendo que “1917” é o único filme de guerra e estes, geralmente, levam os prêmios citados. “Ford V. Ferrari” pode surpreender, mas acho difícil.
Deveria Ganhar os 2: Nesta vou com “1917”.
Melhor Documentário
Indicados: American Factory; The Cave; Democracia em Vertigem; For Sama; Honeyland
Vai Ganhar: Confesso não ter assistido à maioria dos indicados, então vou trabalhar apenas com o que o buzz em Hollywood está indicando e dizer que “Honeyland” leva.
Melhor Canção Original
Indicados: I Can't Let You Throw Yourself Away (Toy Story 4); (I’m Gonna) Love Me Again (Rocketman); “I’m Standing with You” (Breakthrough); Into The Unknown (Frozen II); “Stand Up” (Harriet)
Vai Ganhar: Sem uma clara favorita, há três narrativas possíveis: “Toy Story 4” leva como consolação pela derrota da Pixar em animações; “Rocketman” leva como consolação por não ser indicado em mais nada; “Frozen 2” leva por ter sido esnobado nas animações. Aposto em “Rocketman”, pois as outras se cancelam.
Melhor Trilha Sonora
Indicados: Coringa (Hildur Guonadóttir); Adoráveis Mulheres (Alexandre Desplat); História de Um Casamento (Randy Newman); 1917 (Thomas Newman); Star Wars: A Ascensão Skywalker (John Williams)
Vai Ganhar: Ao que tudo indica, “Coringa”, por que? Realmente não sei.
Deveria Ganhar: Confesso que as únicas dessas que me agradam são as do casal Greta-Noah. A de “1917” é indecisa, a de “Coringa” genérica (como o resto do filme) e a de “Star Wars” problemática (muito graças ao filme em si).
Melhores Efeitos Visuais
Indicados: Vingadores: Ultimato; O Irlandês; O Rei Leão; 1917; Star Wars: A Ascensão Skywalker
Vai Ganhar: A Academia pode ter sido injusta com Scorsese em diversos momentos, mas o prefere em relação a Marvel. Logo, “1917” deve ser o vencedor.
Deveria Ganhar: “Ultimato” é, literalmente, um festival de efeitos visuais que jamais fica cansativo, confuso ou saturado aos olhos. O trabalho de “1917” é excelente, o deaging de “O Irlandês” também, mas nenhum filme provocou momentos tão marcantes graças aos efeitos visuais como “Ultimato”.
Melhor Animação (por Pietro Braga)
Indicados: Como Treinar o Seu Dragão 3, Perdi Meu Corpo, Klaus, Link Perdido, Toy Story 4.
Vai Ganhar: A academia nunca foi ousada se tratando da categoria de Melhor Animação. Basta saber se esse ano a convencionalidade de entregar a estatueta para a Pixar, com Toy Story 4 - que mesmo sendo uma continuação desnecessária se provou um ótimo final para franquia - acontecerá, ou o prêmio irá para a Netflix pelo filme errado. Klaus irá levar melhor animação. Bem escrito, com uma composição gráfica evocativa dos anos 90 e extremamente funcional em passar a sua mensagem, é a escolha mais segura.
Deveria ganhar: Talvez o ano de 2019 tenha sido um dos mais fracos da década do gênero. Em questão de Stop-motion, Link Perdido é mais interessante pelo método que é feito do que por sua história em si, não sendo resquício do que foi Kubo e as Cordas Mágicas (2016) ou Anomalisa(2015) foram. Toy Story 4 e Como Treinar o Seu Dragão são ótimos mas como desfechos de Franquias não marcam o público como já o fizeram. Enfim, seria legal ver a animação francesa Perdi Meu Corpo ganhar. Experimental, melancólico e obscuro, o filme é um exemplo de como construir uma narrativa e como contar uma história, sendo o melhor - e mais singular - filme dentre os 5 indicados.
Melhor Fotografia
Indicados: Rodrigo Prieto (O Irlandês); Lawrence Sher (Coringa); Jarin Blaschke (O Farol); Roger Deakins (1917); Robert Richardson (Era Uma Vez…)
Vai ganhar: “1917”. Ponto.
Deveria Ganhar: Prieto e Richardson conseguem abrilhantar seus filmes com sutileza, o trabalho de luzes de Blaschke e sua manipulação de sombras é monumental e qualquer um dos três me deixaria contente, mas todos sabemos que fazer um filme de guerra, ainda por cima em plano sequência significa, que um Oscar está a caminho. Já “Coringa” estar aqui é uma afronta, não há absolutamente NADA de diferente ou inovador em sua fotografia.
Melhor Filme Internacional
Indicados: Corpus Christi (Polônia); Honeyland (Macedonia do Norte); Os Miseráveis (França); Dor e Glória (Espanha); Parasita (Coréia do Sul)
Vai Ganhar: Alguém tem alguma dúvida?
Deveria Ganhar: Por melhor que “Parasita” seja, e é sensacional, “O Retrato de Uma Jovem Em Chamas” é o melhor filme de 2019.
Melhor Roteiro Adaptado
Indicados: O Irlandês (Steven Zaillian); Jojo Rabbit (Taika Waititi); Coringa (Todd Phillips); Adoráveis Mulheres (Greta Gerwig); Dois Papas (Anthony McCarten)
Vai Ganhar: Apesar de “Jojo Rabbit” ser o tipo de filme que a Academia gosta de premiar vez que outra, justamente por subverter um assunto anualmente presente na cerimônia, acredito que Greta Gerwig ganhará sua recompensa por ser esnobada na categoria de Direção aqui, a consolidando como uma das grandes cineastas da nova geração.
Deveria Ganhar: “O Irlandês” tem, de longe, o roteiro mais difícil, denso e substancial, mas ver Greta com um Oscar - mesmo que não seja o maior fã de seu cinema - é algo que o cinema precisa. Agora, se esse Oscar passar perto da mão de Todd Phillips, será o maior erro da história da Academia, pois além de mediocre, seu roteiro não comunica absolutamente nada.
Melhor Roteiro Original:
Indicados: Rian Johnson (Entre Facas e Segredos); Noah Baumbach (História de Um Casamento); Sam Mendes (1917); Quentin Tarantino (Era Uma Vez…); Bong Joon-ho e Han Jin-won (Parasita)
Vai Ganhar: Os EUA parecem não ter resistido a “Parasita”, que ganhou os principais prêmios na categoria que poderia ser vista como uma forma de premiar o filme fora do já óbvio Filme Internacional, sem entregar o de Melhor Filme.
Deveria Ganhar: Eu gostaria de ver Tarantino ganhando seu terceiro Oscar na categoria. Ele é, facilmente, o melhor roteirista desde que estreou nos anos 90 e “Era Uma Vez…” é brilhantemente escrito. Porém, não consigo torcer contra “Parasita”, por tudo que representa. “História de Casamento” não seria um mal vencedor, sendo que tem o roteiro mais realista e tocante de 2019, enquanto “Entre Facas e Segredos” é um exercício de gênero muito bem sucedido e divertido de Rian Johnson. Já “1917”, por favor, fotografia não deveria contar para esse prêmio…
Melhor Ator Coadjuvante
Indicados: Tom Hanks (Um Lindo Dia Na Vizinhança); Anthony Hopkins (Os Dois Papas); Al Pacino (O Irlandês); Joe Pesci (O Irlandês); Brad Pitt (Era Uma Vez…)
Vai Ganhar: Brad Pitt é um dos maiores ícones do cinema desde que iniciou em sua carreira, ganhou os principais prêmios e todos sabem que vai ganhar no domingo.
Deveria Ganhar: Brad Pitt é um dos maiores ícones do cinema desde que iniciou em sua carreira, e já está mais do que na hora de ser premiado com um Oscar. Pesci e Pacino estão esplendidos, e todos amamos Tom Hanks, mas já tiveram seus momentos.
Melhor Atriz Coadjuvante
Indicadas: Kathy Bates (Richard Jewell); Laura Dern (História de Um Casamento); Scarlett Johansson (Jojo Rabbit); Florence Pugh (Little Women); Margot Robbie (Bombshell).
Vai Ganhar: Laura Dern é a favorita, se não vencer será uma grande zebra…
Deveria Ganhar: mesmo que não ache seu trabalho no filme nada demais, por pouco se salvando da caricatura que compôs. Infelizmente parece que ninguém compreendeu a importância da Sharon Tate de Margot Robbie, que está indicada pelo filme errado. Julguem como patriotismo, mas considero a atuação de Julia Stockler em “A Vida Invisível” superior a todas estas acima.
Melhor Ator
Indicados: Antonio Banderas (Dor e Gloria); Leonardo DiCaprio (…Hollywood); Adam Driver (História de um Casamento); Joaquin Phoenix (Coringa); Jonathan Pryce (Dois Papas)
Vai Ganhar: Phoenix ganhou tudo e já está mais do que na hora de premiar o melhor ator dos últimos dez anos.
Deveria Ganhar: Pela carreira, Phoenix, mesmo que ache este seu papel apenas uma extensão do que fez em “O Mestre”. Pelas atuações ali indicadas, Adam Driver está fenomenal e é um dos grandes novos atores de Hollywood e foi a lugares impressionantes sem toda a manipulação presente no filme do “Coringa”. Todos os candidatos são fortes, mesmo acreditando que DeNiro deveria estar no lugar de Pryce.
Melhor Atriz
Indicadas: Cynthia Erivo (Harriet); Scarlett Johansson (História de Um Casamento); Saoirse Ronan (Adoráveis Mulheres); Renée Zellweger (Judy); Charlize Theron (Bombshell).
Vai Ganhar: Esse Oscar já é da Zellweger, pois o Oscar é comandado por pessoas que defendem biografias medíocres com “ah, mas você não sabe como era nessa época”.
Deveria Ganhar: Scarlett Johansson teve um ano animal e merecia a coroação para uma carreira criminosamente subestimada. Saoirse ainda vai levar vários Oscar, mas ainda gostaria de ver o que todos veem nela. Theron está ali pela reputação e Cynthia é a ÚNICA representante negra das indicações.
Melhor Direção
Indicados: Martin Scorsese; Quentin Tarantino; Sam Mendes; Bong Joon Ho; Todd Phillips
Vai Ganhar: Tudo indica que Sam Mendes vá ganhar graças ao grande trabalho de Roger Deakins com o plano sequência, mas Tarantino (que nunca ganhou!!!!!!!!!!!!!) e Scorsese (que só ganhou UMA vez) não podem ser descartados.
Deveria Ganhar: Tarantino, pois é um dos grandes diretores da história e não tem uma, desculpem a palavra, porra de estatueta. Bong Joon Ho seria lindo também e, como sempre falo, somos um site Scorseseano, então não doeria ver o melhor cineasta vivo ganhar seu segundo prêmio. Um adendo: se este Oscar for para Todd Phillips, acho que largarei da vida de cinéfilo.
Melhor Filme
Indicados: Ford V Ferrari; O Irlandês; Era Uma Vez Em… Hollywood; História de Um Casamento; Parasita; Adoráveis Mulheres; Jojo Rabbit; Coringa; 1917.
Vai Ganhar: Vamos ser ousados e acreditar que “Parasita” leva, mesmo que tudo aponte para “1917”, que conquistou os principais prêmios.
Deveria Ganhar: Meu filme favorito é “História de Um Casamento”, seguido de “…Hollywood”, “O Irlandês” e “Parasita” de perto. Ver este último ganhar seria uma vitória para o cinema mundial e um bom sinal das mudanças que tanto cobramos da Academia. Ver “Adoráveis Mulheres” levando seria gratificante da mesma forma e, talvez, um outro sinal de que possamos estar engatinhando no caminho certo da igualdade. Já se o remake de “Bingo” ou “Fórmula 1: O Filme” levarem, fechamos o site.