Top 5 | Piores e Melhores Mães das Séries

Top 5 | Piores e Melhores Mães das Séries

Há algo de especial em mães de séries. Você as vê por diversos episódios, temporadas, são anos convivendo com aquelas personagens o que pode tornar sua relação com elas algo extremamente próximo, seja para o bem ou para o mal. Nesse dia das mães trouxemos para vocês 10 mães marcantes de séries, 5 delas por motivos negativos e outras 5 por merecerem um espaço em especial nos nossos corações. Muitas outras mereciam estar nessa lista também, portanto ao final de cada uma, há as menções [des]honrosas que não poderiam ser esquecidas.

TOP 5 - PIORES MÃES

5 | Ellis Grey - Grey's Anatomy

img-destacada-Kate.jpg
"Imagine my disappointment when I wake up after five years and discover that you're no more than ordinary."
3x14 - Wishin' and Hopin'

Ellis Grey era um gênio, não há dúvidas sobre isso. Duas vezes ganhadora do maior prêmio de pesquisa da medicina, o Harper Avery, suas habilidades cirúrgicas eram indiscutíveis. Ao contrário de suas habilidades maternas. Suicídio, Alzheimer e adultério são apenas alguns dos problemas que foram descarregados sobre Meredith. E obviamente, seria impossível não citar também a relação inexistente entre Ellis e Maggie Pierce, sua segunda filha que nunca a conheceu. Ellis mentiu, omitiu e negligenciou ambas a filhas. E mesmo depois de sua morte, suas ações em vida continuam causando problemas para Meredith.

4  | Alexis Carrington - Dynasty

tumblr_p6l8ssj5te1w5hn2zo1_400.gif
"A marriage might not last, but an ex-wife is forever."
1x18 - Don't Con a Con Artist

Como uma personagem, Alexis Carrington é sensacional. Sua presença na série trouxe ótimos conflitos e suas interações com Fallon são hilárias e icônicas. Porém desde o seu retorno, Alexis parece estar mais preocupada em seduzir e se vingar do ex-marido do que recuperar os 11 anos que passou longe dos filhos. E a matriarca não vê limites, utilizando até mesmo um de seus affairs para fingir ser seu filho perdido numa tentativa de acabar com Blake. Sua lealdade a família é constantemente posta a prova porém nunca comprovada de fato. Não é a toa que Fallon tem reações extremas em relação as ações da mãe.

3 | Judy Geller - Friends

Judy_20Geller_large.jpg
"This was just in case you pulled a Monica."
4x03 - The One With The Cuffs

Comparada a Ellis Grey e Alexis Carrington, Judy Geller é uma mãe exemplar. Ela nunca abandonou seus filhos e tampouco teve relações extraconjugais. No entanto, enquanto Ross teve uma mãe carinhosa e solidária, Monica passou toda a sua juventude e vida adulta sendo duramente criticada em suas escolhas pessoais, profissionais e românticas. Judy Geller é altamente narcisista e constantemente exalta Ross em detrimento de Monica. Esses atributos a tornam uma boa personagem para uma série de comédia porém também a tornam um péssimo ser humano e uma mãe abusiva.

2 | Maya Pope - Scandal

mamma-pope.png
“Girl, you need to move on, you’re just like him.”
4x09 - Where the Sun Don't Shine

A parte mais difícil de escrever sobre essa personagem é decidir como chamá-la. Mama Pope utilizou diversos nomes durante a série, desde Marie Wallace até Omar Dresden. Maya é uma terrorista conhecida por vender segredos do governo dos Estados Unidos da América. Sua "escolha profissional" levou a um atentado que fez sua filha, com 12 anos na época, acreditar que ela estava morta. Além de estar ausente durante a maior parte da vida de Olivia, Maya também a chantageou diversas vezes em benefício próprio, além de colocar a vida da filha em risco. 

1 | Norma Bates - Bates Motel

maxresdefault.jpg
"We came here to start over, and I am starting over."
1x01 - First You Dream, Then You Die

Norma (cuja excelente interpretação é de Vera Farmiga) é a típica mãe superprotetora que não deixa o filho sair debaixo de sua saia. Durante as primeiras temporadas seu filho Norman (Freddie Highmore) até quer toda esta proteção, apesar de não saber de toda sua história. O problema é que Norma não quer ouvir e admitir sobre o real problema do filho. Muito do que Norman se tornou (psicopata de dupla personalidade) poderia ter sido evitado se alguém o tivesse escutado. Alguns personagens até tentaram, como o outro filho de Norma, Dylan. Mas como seu filho mais novo era menor de idade, a mamãe não quis levá-lo a um tratamento. E quando quis, já era tarde demais.

Menções Deshonrosas:

- Lily Salvatore - The Vampire Diaries
- Esther Mikaelson - The Vampire Diaries & The Originals
- Evelyn Harper - Two and a Half Men
- Magda - Jane the Virgin
- Marcela Álvares - 3%


TOP 5 - MELHORES MÃES

5 | Rainbow Johnson - Black-ish & Grown-ish

rainbow-and-children_lrg.jpg
"Now when I was a little girl my mom used to dress me and my sisters up as the three wise women and we would sing Oh Little Town of Bethlehem."
1x10 - Black Santa/White Christmas

Não citar Rainbow Johnson em uma lista de melhores mães provavelmente é um crime em algum país. O motivo? Ela tem cinco filhos! Vemos Rainbow guiando seus filhos da infância até a faculdade. Além da falta de noção diária de Dre, Rainbow teve que lidar com complicações durante o nascimento de Devante, depressão pós-parto e precisou tomar a difícil decisão de abandonar o seu emprego para dedicar-se a família. E ainda encontrou tempo de visitar Grown-ish e colocar juízo na cabeça de Zoey, que segue gerando preocupações. Rainbow é a mãe modelo que tenta fazer tudo para se tornar o melhor exemplo possível para os filhos.

4 | Penélope & Lydia Alvarez - One Day at a Time

1100172.jpeg
"I’m going to spoon you."
1x01 - This Is It

A melhor família cubana televisiva não se contenta com apenas uma mãe espetacular e nós traz duas. De um lados temos Lydia, interpretada pela grandiosa Rita Moreno, uma avó carinhosa e jovial, e do outro temos Penélope (Justina Machado), mãe solo que encara a marternidade com a mesma coragem que encarou a guerra no Iraque. As duas frequentemente entram em conflito, pois acreditam e querem coisas opostas. Penélope muda do papel de mãe para o papel de filha e isso nem sempre a agrada. Porém, como foi mostrado no segunda season finale, ela não está pronta para deixar de ser filha. Not yet.

3 | Alba, Xiomara & Jane Villanueva - Jane the Virgin

1_VXVDt_GIBOZsWvWEs4m1-A.jpeg
"Five more minutes of pain for a lifetime of happiness." 
1x22 - Chapter Twenty-Two

Seria injusto citar somente a Jane nesta lista quando a ela é fortemente influenciada por sua mãe e por sua abuela. As mulheres Villanueva, apesar de suas personalidades e crenças diferentes, são ótimas mães, avós e bisavós. Elas se unem pelo amor que tem umas pelas outras e utilizam suas diferenças para fortalecerem uma a outra. Vemos isso quando Jane descobre estar grávida, quando Xiomara revela que tem câncer e até mesmo quando Alba está com coração partido por causa de Jorge. As Villanueva são provavelmente o núcleo familiar mais unido da televisão atualmente e esperamos que elas continuem assim até o series finale.

2 | Stef & Lena Adams Foster - The Fosters

stef-and-lena-social-112617-1024x538.jpg
"No, we didn't give you the gift of life. Life gave us the gift of you."
1x09 - Vigil

Dificilmente existem mães televisivas que sofram mais do que Stef e Lena Adams Foster. As protagonistas da série lidam com 5 filhos, adotivos e biológicos, e seus respectivos dramas. Além de criar 5 adolescentes, o casal se vê obrigado a lidar com os desafios do processo adotivo e o sistema judicial americano. Stef e Lena, que tem personalidades opostas e complementarem, nem sempre estão de acordo uma com a outra ou com os pais biológicos de seus filhos. Porém a parte mais bela da família Adams Foster é a pluralidade de seus integrantes e, como diz a música de abertura, "não é de onde você vem, é onde você pertence. (...) você está cercado de amor e você é querido, então nunca sinta-se sozinho".

1 | Lorelai Gilmore - Gilmore Girls

51802040.jpg-r_1280_720-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg
"This is it. She can finally go to Harvard like she’s always wanted and get the education that I never got and get to do all the things that I never got to do and then I can resent her for it and we can finally have a normal mother-daughter relationship."
1x01 - Pilot

O primeiro lugar nessa lista não poderia ficar com outra personagem a não ser Lorelai Gilmore. Lorelai é uma mãe incrível em todos os aspectos, do piloto ao episódio final. Ela sempre coloca as necessidades de Rory em primeiro lugar, além de incentiva-la e apoia-la quase que incondicionalmente. A relação da duas é tão próxima e íntima que diversas vezes ambas dizem ser a melhor amiga da outra. E mesmo durante seus conflitos familiares, o amor de mãe e filha sempre prevalece. Lorelai teve todas as oportunidades possíveis de ser uma péssima mãe mas sempre elevou-se acima das dificuldades com seu senso de humor sensacional.

Menções honrosas:

- Regina Vasquez & Kathryn Kennish - Switched at Birth
- elissa McCall - Teen Wolf
- Cookie Lyon - Empire
- Siobhan Sadler - Orphan Black
- Claire Dunphy & Gloria Prichett - Modern Family
- Grace Hanson & Frankie Bergstein - Grace & Frankie

12 Casais LGBT+ Femininos Icônicos da TV

12 Casais LGBT+ Femininos Icônicos da TV