Melhor Música Nova | Childish Gambino - This Is America

Melhor Música Nova | Childish Gambino - This Is America

spl.jpg

Childish Gambino vive. 

Na mais nova música de um dos artistas mais visionários do século 21 vemos a maestria de contrastes que Donald Glover a.k.a Childish Gambino sabe aplicar tão bem. Você já ouviu "Redbone"? No principal single de "Awaken My Love", tema de "Corra!" e uma das melhores músicas de 2016, a atmosfera psicodélica, relaxante e quase "fofa", digamos, acompanha letras sobre a paranoia de ser negro na América. "But stay woke, ni**as creeping, they gon find you, gon catch you sleeping".  E você ouve essa música como se fosse uma relaxante dose de R&B, muito bem vinda no seu dia. 

"This Is America" é semelhante, mesmo parecendo uma música de um artista completamente diferente. Na produção, tambores africanos, batidas trap e um coro quase gospel se misturam em uma celebração sonora da cultura musical afro-americana, em uma música esperançosa, alegre e energética. Nas letras, a brutalidade da América com a comunidade negra em um tom perigosamente irônico e sem qualquer palavra de apoio ou conforto. 

O começo, leve e dançante com Young Thug indica uma ideia diferente. "We just wanna party / Party just for you / We just want the money / Money just for you". No maravilhoso vídeo, Gambino dança como se o mundo fosse um lugar doce e então o próprio para e o contexto deste verso acima citado muda drasticamente. "This is America", ele fala com sua voz mais imponente, urgente e atira na cabeça de um homem, com um capuz na cabeça, que tocava violão. 

Há pouca ou qualquer narrativa na faixa, Gambino não precisa dissertar para que sua mensagem seja entendida. Além da brutalidade policial, o controle de armas e a imagem estereotipada do homem negro são assuntos bem entrelaçados aqui. "Don't catch you slippin' now up / Look at how I'm livin' now / Police be trippin' now". Talvez nenhuma parte isolada seja realmente "inovadora", mas a composição geral é impactante e inusitada, afinal, quando se vai de um groove alegre a algo visceral em segundos, não há como não se surpreender. 

"This Is America" é um dos melhores singles de 2018 até agora e provavelmente vai continuar sendo até o final do ano. Mais do que isso, é um testamento das infinitas habilidades de seu idealizador e abre de forma espetacular a divulgação de seu próximo álbum, o qual devemos esperar ansiosos afim de conhecer o próximo capítulo na diferente e brilhante carreira de Donald Glover. 

Top 10 | Melhores Raps Sobre Mães

Top 10 | Melhores Raps Sobre Mães

As 10 Melhores Músicas de Beyoncé

As 10 Melhores Músicas de Beyoncé