Crítica | As Vantagens de Ser Invisível

Crítica | As Vantagens de Ser Invisível

the-perks-of-being-a-wallflower.jpg

A vida de fato é uma montanha russa de emoções e aprendizados. O que faz ela valer a pena? Pequenos momentos que as vezes se tornam excepcionalmente infinitos. A questão de As Vantagens de Ser Invisível captar todas as partes engraçadas, angustias, tragedias e exuberância da adolescência é o que torna ele tão especial quanto esses momentos. E é incrível como escrever de madrugada pode te deixar mais profundo.

A história aqui começa com Charlie (Logan Lerman) escrevendo cartas para um determinado ''amigo''. Sem confiança alguma, extremamente introvertido e intimidado pelo fato de estar entrando no ''college'', Charlie encontra Sam (Emma Watson) e Patrick (Ezra Miller),  e com essas novas amizades inicia um processo ''tardio'' de descobertas. Tais descobertas criam uma atmosfera ótima no filme, pois o longa consegue transmiti-las da forma mais inocente e pura possível, além de extremamente real e palpável.

Com certeza muitas pessoas vão se identificar com a lucidez e transparência proporcionadas, e isso se deve muito a junção das ótimas atuações dos 3 principais atores (Lerman, Miller, Watson) com diálogos sutilmente encantadores. Não é como se a coisa certa sempre fosse dita, mas sim o que provavelmente se espera de pessoas reais, e é nessas pequenas coisas que, mesmo sem perceber o filme se liga com seu telespectador. Digo isso porque, dentro de suas qualidades o filme é ótimo, e dentro do seus erros também. Se Boyhood é um retrato real e gratificante da vida em todos seus aspectos, As Vantagens de Ser Invisível é a imagem de uma juventude que não se encaixam em qualquer padrão.

Cade detalhe técnico agrega valor ao filme, inclusive sua fotografia e roteiro. Extremamente simplista, mas inteligente e aguçada, a cinematografia condiz com a história que retrata. Já o roteiro é sinônimo dessas características, com twists nos momentos precisos, nunca beirando o inconveniente ou o surreal e, de forma incrível, consegue ser uma história de amor, de amizade, um drama por vezes pesado e uma comédia tênue.

As Vantagens de Ser Invisível é sutil, real, e emocionante. Inexplicavelmente não se precisa de muito para se engajar na história. Talvez seja o fato do filme saber trabalhar entre as emoções que provoca, transitando entre altos e baixos na vida de todo adolescente, fazendo isso desde seu inicio. Talvez por construir personagens tão excepcionais. Ou finalmente, com certeza, por nos ensinar que "Nós aceitamos o amor que pensamos merecer".

 

9,3

Crítica | Despedida em Grande Estilo

Crítica | Despedida em Grande Estilo

Crítica | Doutor Estranho

Crítica | Doutor Estranho